Offline
Consulta Popular: Fronteira Oeste elege a qualificação da rede de atenção à saúde
13/07/2016 16:02 em Geral

A qualificação da rede de atenção à saúde foi a prioridade eleita pela população da Fronteira Oeste na Consulta Popular 2016-2017. Também foram escolhidas como prioridades a formação continuada de professores, da área de Educação, e melhorias em estradas vicinais, da Agricultura.

            Os municípios da Fronteira Oeste receberão da Consulta Popular um total de R$ 2.597 milhões para serem distribuídos igualitariamente entre estes três programas.

            A votação realizada pela Secretaria do Planejamento, Mobilidade e Desenvolvimento Regional (Seplan) e pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) de 5 a 7 de julho contou com a participação de 22.467 eleitores em 13 cidades da região. A votação foi realizada pela internet, em aplicativos disponibilizados pelos Coredes e por SMS. As cédulas continham 10 programas, e cada eleitor escolheu um.

            A partir da próxima semana, os Coredes se reunirão com representantes das secretarias dos programas vencedores para definição dos projetos regionais que receberão os recursos. As demandas eleitas pela população serão incluídas na Lei Orçamentária Anual (LOA), que será encaminhada pela Seplan à Assembleia Legislativa até 15 de setembro.

            Mais informações em www.consultapopular.rs.gov.br

 

O que é a Consulta Popular

 

            Instituída em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação da população no orçamento estadual. As regiões elegem suas demandas em audiências públicas e assembleias municipais, sendo eleitas as prioridades pela população de cada região. O governo do Estado está destinando R$ 50 milhões para a Consulta Popular no Orçamento de 2017. 

COMENTÁRIOS