A inadimplência do Governo do Estado com a rede pública de saúde motivou a interrupção de atendimentos médicos com referência na cidade de Alegrete. Com isso desde o mês de maio pacientes não eram encaminhados para atendimentos médicos especializados com referência naquele município causando sérios transtornos à pacientes que já se encontravam em tratamento, bem como aos que necessitavam dar início.
Com o pagamento de parte destes procedimentos pelo Governo do Estado no mês de junho, os profissionais retornaram aos atendimentos e consequentemente os encaminhamentos de usuários, à partir do encaminhamento por parte da secretaria municipal da saúde para o sistema em Alegrete.
Os pacientes que necessitam de atendimento nas especialidades com referência em Alegrete, de posse do pedido médico, solicitando o procedimento, devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde, de segunda a sexta, das 8:00 às 12:00 horas e falar com Daniele Furtado para fazer o encaminhamento.
Alegrete é referência nos atendimentos em proctologia, gastroenterologia, endocrinologia, ginecologia, cirurgia geral e bucomaxilar além dos exames de endoscopia, colonoscopia e ecografia.