Ontem (28.11.18) a Associação Gauderiada da Canção Gaúcha divulgou em seu perfil no Facebook, uma carta aberta à comunidade rosariense. Conforme o texto, em 2019, a 37ª edição do festival e 30ª Gauderiada Mirim estão confirmadas e devem acontecer na Praia das Areias Brancas.
A decisão da troca de local aconteceu devido à necessidade de corte de gastos, pois o festival nos moldes que era realizado, tinha um custo de R$ 180.000,00 a R$ 200.000,00. O projeto necessita da aprovação da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) que financia 80% do custo, sendo o restante das despesas coberto pelos patrocinadores e pela arrecadação da bilheteria.
Para não interromper a continuidade do festival, optou-se pela realização do evento em um novo formato, buscando a redução de custos, pois a Gauderiada de Rosário do Sul é um poucos festivais no Estado que não teve interrupção desde sua primeira edição.
Conforme um dos membros da comissão organizadora da Gauderiada, a prefeita municipal, Zilase Rossignollo (PTB), já autorizou a realização do festival na praia. A comissão busca, agora, captação de recursos e por isso está recorrendo às empresas do município para o apoio.
A intenção da organização é que não seja cobrado ingresso e que o camping da praia também seja disponibilizado para o acampamento.