Rosário do Sul já tem três casamentos homoafetivos.
16/05/2018 17:51 em Geral

Ao menos 19,5 mil casamentos homoafetivos foram celebrados desde a edição da Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Editada há cinco anos, a norma obriga os cartórios a registrarem uniões entre pessoas do mesmo sexo.

O Supremo Tribunal Federal (STF) reconhece a união estável de pessoas do mesmo sexo como núcleo familiar desde 2011. Ainda assim, cartórios negavam o registro aos casais, o que deixou de ser opção após a resolução do CNJ.

A partir disso, a norma impõe habilitar, converter a união estável em casamento e celebrar o casamento civil homoafetivo. Já a recusa dos cartórios em prestar os serviços enseja comunicado ao respectivo juiz corregedor e abertura de processo administrativo.

A Constituição Federal prevê que a conversão de união estável em casamento deve ser facilitada. Por sua vez, a resolução admite matrimônio direto, sem união estável anterior.

O Cartório do Registro Civil de Rosário do Sul já celebrou casamento homoafetivos, e pelo menos 3 casais já realizaram a celebração.

COMENTÁRIOS