Offline
Congresso debaterá Cidades Lixo Zero. O terceiro maior gasto dos municípios brasileiros é com lixo.
16/05/2018 08:45 em Geral

A primeira edição do Congresso Internacional Cidades Lixo Zero (Zero Waste Cities) será realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, de 5 a 7 de junho. O evento é gratuito e reunirá grandes nomes internacionais, os quais apresentarão as melhores práticas e as mais avançadas tecnologias em gerenciamento de resíduos sólidos.

 

Representantes de cidades de todos os continentes e especialistas ligados à sustentabilidade e ao meio ambiente estarão na capital federal para apresentar seus casos de sucesso. Entre eles, Akira Sakano, presidente do Conselho de Administração da Academia Zero Waste no Japão, selecionada como Global Shapers do Fórum Econômico Mundial.

 

A academia é uma organização sem fins lucrativos criada em 2005 e baseada na cidade de Kamikatsu, a primeira comunidade local declarada para a ambição da Zero Waste no Japão, famosa por suas 45 categorias de coleta seletiva feitas por cada pessoa que vive na cidade e alcançou quase 80% de sua reciclagem de resíduos.

 

 

 

"Hoje, o lixo é o terceiro maior gasto das cidades brasileiras. Sempre que vejo alguém reclamar da falta de recursos para construir um hospital ou uma escola, lembro que tanto um quanto o outro estão sendo jogados no lixo", diz Rodrigo Sabatini, presidente do Instituto Lixo Zero Brasil.

COMENTÁRIOS