Offline
Comissão Local de Instalação do Centro de Referência do IFSul realizou mais uma reunião.
Geral
Publicado em 26/01/2025

Na manhã de sábado, 25 de janeiro de 2025, das 8h às 10h, a Comissão Local de Instalação do Centro de Referência do IFSul realizou mais uma reunião. 

Desta vez, contou com a presença de dois convidados: Paulo Eliézer, Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, e Cristina Vieira, Coordenadora do Polo de Apoio Presencial UAB de Rosário do Sul. O primeiro trouxe sugestões relacionadas à sua pasta, e a segunda forneceu informações sobre o Polo, com o qual o Centro de Referência compartilhará o espaço.

Resultados da Reunião:

1. Curso de Ensino Médio Integrado: A ideia do curso de ensino médio integrado para 2026 foi mantida, porém será necessário repensar o curso de administração, já que a rede estadual já oferece algo semelhante.

2. Cursos de Especialização: Decidiu-se manter a sugestão de um curso semipresencial de pós-graduação, com especialização em Educação e Tecnologia, para o segundo semestre de 2025. Além disso, começou-se a planejar, para o futuro, um curso de especialização na área de administração/gestão.

3. Curso de Design Digital: Foi aprovado o curso de design digital, direcionado aos anos finais do ensino fundamental (8º e 9º anos), na modalidade concomitante.

4. Cursos FIC (Formação Inicial Continuada): Foram definidos dois cursos FIC de 200 horas para 2025:

o Primeiro semestre: Monitor Escolar;

o Segundo semestre: Fabricação de Móveis.

5. Projeto Capacita em Rede: Serão oferecidos 8 cursos por mês, de abril a dezembro, no Centro de Referência de Rosário do Sul (Uma parceria entre o IFSul-Minas Gerais, IFSul, Cáritas Diocesana de Bagé, Paróquia Nossa Senhroa do Rosário). A equipe decidiu manter o "cardápio" de cursos disponibilizados pelo Capacita, com o cuidado de evitar a oferta de cursos já promovidos por outras instituições, evitando dividir públicos-alvo.

6. Projetos de Extensão e Pesquisa: O grupo decidiu manter todas as ideias até então construídas de projetos de extensão e pesquisa e abriu a possibilidade de ampliá-los. Eles poderão ser apresentados como um catálogo de sugestões aos servidores e alunos do IFSul, para que manifestem interesse ou desenvolvam novos projetos a partir dessas propostas.

7. Formalização da Comissão: Os nomes dos membros da comissão, indicados por diferentes segmentos (executivo, legislativo, mobilização da sociedade civil), serão formalizados por meio de uma portaria a ser emitida pelo Executivo Municipal.

8. Discussão com a Comunidade: Após a conclusão da proposta pela Comissão Local, ela será discutida em reunião com representantes da comunidade rosariense interessados em conhecer os planos e apresentar sugestões antes de serem submetidas à Comissão do IFSul.

9. Contrapartidas do Município: O tema das contrapartidas que o Município oferecerá ao IFSul, por falta de tempo, não foi abordado. Este será o assunto principal da próxima reunião, marcada para segunda-feira, 27 de janeiro de 2025, às 11h, na Câmara Municipal.

10. Reunião com a Comissão do IFSul: A reunião com a Comissão do IFSul será agendada na segunda-feira, pois a Comissão Local ainda precisa finalizar as decisões pendentes e debatê-las com a comunidade, necessitando, no mínimo mais uma semana para a conclusão deste trabalho.

 

Comentários
Carregando comentários...