Na madrugada desta quarta-feira (09), policiais rodoviários federais realizaram a apreensão de mais de 300 quilos de pedras ametista que eram transportados em um veículo que trafegava pela BR 158 em Santa Maria. O condutor disse que elas seriam para enfeitar o jardim da sua residência, mas não possuía nenhum documento fiscal da carga, que ocupava boa parte do interior do veículo e do porta-malas.
Em ação de combate ao crime, PRFs abordaram um Monza com placas de Ibirapuitã que vinha do Uruguai com destino à Arvorezinha, na região norte do estado. O veículo era conduzido por um homem de 35 anos, natural de Itapuca, também na região norte. Dentro do carro, ocultadas por cobertores, os policiais encontraram 350 kg de pedras preciosas ametista. Aos policiais o indivíduo alegou que desconhecia o fato como crime.
O veículo, que estava com o documento atrasado, e a carga foram apreendidos e ficarão à disposição da Receita Federal para que sejam adotados os procedimentos cabíveis. O condutor foi liberado e responderá, em tese, pelo crime de descaminho e por crime ambiental.
Crédito: PRF/Divulgação