Offline
Circuito debaterá sucessão rural, gestão sustentável e mercado da carne em Santa Maria
21/07/2018 10:33 em Geral

Um painel sobre holding rural (modalidade de empresa rural) como instrumento prático para a proteção patrimonial, redução de tributos e planejamento sucessório abrirá a 5ª Etapa do Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio, evento que ocorrerá no município de Santa Maria, na próxima terça-feira (24/07), na sede do Sindicato Rural, a partir das 13h30, promovido pelo Instituto de Educação do Agronegócio (I-UMA), com apoio técnico da Emater/RS-Ascar.   

No painel de abertura serão palestrantes os sócios-fundadores da MMT Advogados Associados, de Santa Maria, Alexandre Jaenisch Martini e Felipe José Tonel de Medeiros. De acordo com Martin,i atualmente identificam-se três grandes problemas relacionados à manutenção do patrimônio rural: a diminuição gradativa do lucro na atividade rural, os gastos excessivos com a inevitável sucessão e, ainda, as controvérsias advindas do processo sucessório.   

O segundo painel do evento abordará a iniciativa de gestão sustentável da agricultura familiar da Emater/RS-Ascar, no âmbito estadual, que tem por objetivo promover a gestão e adequação socioeconômica e ambiental das propriedades, acompanhando a execução através de planos de gestão para cada estabelecimento rural assistido. O assunto será tratado pelo assistente técnico e um dos coordenadores da atividade do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, engenheiro agrônomo Pedro Urubatan Neto da Costa. As famílias que participam da iniciativa recebem orientações e avaliações definidas no Plano Anual de Gestão, que é reavaliado pela equipe técnica e pela família no final de cada ano.   

 

O terceiro painel será conduzido pelo gerente nacional do Programa Carne Angus Certificada, da Associação Brasileira de Angus, Fábio Medeiros, e tratará sobre o mercado da carne no Rio Grande do Sul. De acordo com Medeiros, há necessidade de os produtores rurais trabalharem em sintonia com as demandas dos consumidores, qualificando sua produção e explorando ao máximo a genética e as qualidades potenciais de pecuária, uma vez que a produção de cortes Premium não é mais uma exclusividade do RS   

 

5ª Etapa do Circuito de Gestão e Inovação no Agronegócio busca incrementar o debate sobre a importância de um gerenciamento planejado e cuidadoso sobre o agronegócio. A solenidade de abertura será às 14h, com a presença dos gerentes regionais da Emater/RS-Ascar, Regina Hernandes e Renato Cadó, e a supervisora microrregional Auria Schroder, do presidente do I-UMA, José Américo da Silva, e do presidente da Associação Rural, Conrado Hoffmann, além de autoridades convidadas.  

O evento é voltado a produtores e lideranças rurais, extensionistas, pesquisadores, professores e estudantes universitários, secretários da Agricultura e do Meio Ambiente, prefeitos, agentes do sistema financeiro, representantes de cooperativas, agroindústrias, formadores de opinião que integram o sistema produtivo gaúcho, empresários do agronegócio e veículos de imprensa. A entrada é franca e as inscrições devem ser feitas pelo telefone (51) 3224-6111 ou pela internet, através do site do I-UMA (www.iumaeventos.com.br). 

 

 

COMENTÁRIOS