Conab libera valores de descontos no financiamento de agricultores familiares
07/06/2018 12:15 em Geral

Os agricultores familiares que possuem financiamento parcelado junto ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) terão bônus de descontos na parcela de até 67,9% no caso do feijão caupi em Mato Grosso, 56,6% para o alho comum do Rio Grande do Sul, e 42,8% para a batata de Santa Catarina.

O percentual para a subvenção é definido de acordo com o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), executado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os valores foram divulgados nesta quinta-feira (7), no Diário Oficial da União, e servirão como base para desconto nos pagamentos com validade em junho.

O desconto é concedido pelo governo federal quando o valor de mercado dos produtos contemplados no PGPAF fica abaixo do preço de garantia. Nesta edição, outros 13 produtos também tiveram bônus, como açaí, arroz, babaçu, cana-de-açúcar, cará/inhame, cacau, leite, mandioca, maracujá, mel, trigo e borracha natural. Os descontos valem a partir de 10 de junho até 9 de julho deste ano.

O Pronaf é um financiamento disponibilizado para implantação, ampliação ou modernização da estrutura de produção, beneficiamento, industrialização e de serviços no estabelecimento rural ou em áreas comunitárias rurais próximas, visando à geração de renda e à melhora do uso da mão de obra familiar.

 

Acesse a Portaria Nº 386 para saber a relação com todos os itens e as regiões contempladas.

COMENTÁRIOS